Muitos sites norte-americanos entraram em blackout hoje em protesto contra a aprovação de uma lei nos Estados Unidos. Esse projeto de lei é conhecido como Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online, em tradução livre), abreviado como SOPA. O Projeto amplia os meios legais para que os detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. (fonte: Wikipedia)

Os defensores dizem que essa lei gerará empregos e receita para proteger o mercado de propriedade intelectual, já os opositores defendem a ideia de que é uma violação à Primeira Emenda (que impede o Estado de interferir em 6 direitos fundamentais: estabelecer uma religião oficial, proibir o livre exercício e religião, limitar a Liberdade de Expressão, limitar a Liberdade de Imprensa, limitar o direito de livre associação pacífica e limitar o direito de fazer petições ao governo com o intuito de reparar agravos.), além de ser uma forma de censura e uma ameaça à liberdade de expressão.

Aí você pergunta: como esse projeto de lei nos Estados Unidos pode afetar quem está aqui nas terras tupis?

Lembre que os site .com, .net e .org são registrados nas terras do tio Sam e serão abrangidos pela lei. Google, youtube, wordpress, facebook, twitter, 9GAG, 4chan e outros milhares também enquadrarão no projeto. De maneira simplificada, é isso que acontecerá conosco por aqui. Mas, numa terra cheia de leis pra inglês ver, não demorará muito tempo até que apareça algum projeto semelhante no congresso brasileiro.

A lista de opositores inclui nomes de peso como Twitpic, Reddit, Mozilla, Wikipedia, WordPress, Deviantart, Amazon, eBay, Google, Yahoo!, Zynga, LinkedIn e outros milhares de blogs e sites espalhados pelo mundo.

Segue um vídeo para ajudar a esclarecer melhor.

Alguns sites que estão apoiando a luta contra o SOPA ficaram assim durante o blackout de hoje (18/01/12).

Wikipedia em inglês

WordPress

Twitpic

Eletronic Freedom Foundation

Explosm

Greenpeace

Fonte: Led Comunicação