O Google estaria trabalhando em uma nova rede social para fazer frente ao Facebook. Por enquanto são apenas rumores, porém, eles possuem seus fundamentos.

A história começou no fim de semana quando o fundador do Digg, Kevin Rose, tuitou que o gigante das buscas estaria trabalhando em um novo projeto chamado Google Me. A mensagem foi apagada na sequência. Segundo Rose divulgou, sua fonte seria “bastante confiável”.

Questionados sobre o projeto, o Google, como de praxe, negou. “Nós não comentamos rumores ou especulações”, disseram eles.

Por outro lado, o ex-chefe de tecnologia do Facebook e fundador do site Quora, Adam Angelo, afirmou que o Google Me é mais que apenas um rumor. “Isso é um projeto real. Existe um número grande de pessoas trabalhando nele. Eu estou completamente confiante sobre isso”, disse ele no Quora.

Segundo Angelo, os números alcançados pelo Google com o Buzz não foram suficientes para considerá-lo uma rede social bem-sucedida. Por outro lado, o crescimento exponencial do Facebook também seria uma ameaça ao gigante das buscas.

Angelo diz ainda que Google Me teria seu formato inspirado na rede social de Mark Zuckerberg. Caso o projeto se concretize, ele seria a principal rede social do Google, com o orkut, Buzz e Wave indo parar em segundo plano.

Novamente, o Google apostaria em sua base ampla de usuários cadastrados para fazer o projeto emplacar. Porém, nem mesmo essa base garantiu que o Wave o Buzz fizessem sucesso entre os usuários.